A relação entre o teatro e o processo de autoconhecimento
Você se considera uma pessoa feliz e realizada com o seu trabalho?
De acordo com uma pesquisa de Fredy Machado (consultor de carreiras), em 2018, cerca de 90% das pessoas se sentem infelizes em seus trabalhos.
E, infelizmente, pessoas que têm dificuldade de identificação com suas funções acabam se tornando infelizes e improdutivas no ambiente de trabalho.
Quando falamos de realização profissional, caminhar para um futuro promissor só é possível quando você passa a conhecer a si mesma/o e acaba por descobrir o que você quer da vida. Aqui, o autoconhecimento pode se tornar o seu maior aliado.
O autoconhecimento nada mais é do que a capacidade de olhar para dentro e saber quais qualidades e defeitos compõem sua identidade, bem como suas forças e fraquezas. Ele também te faz entender como você pode agir e onde essa ação vai te levar.
O processo de se autoconhecer, como todo processo, leva tempo. Afinal, é o ato de fazer perguntas difíceis a si mesma/o que torna possível obter as respostas para entender quem se é, onde se está e como viver um dia de cada vez. Acima de tudo, olhar para dentro de si mesmo pode te ajudar a compreender onde você quer chegar.
O time Leoninna conta com especialistas nas áreas que, em conjunto com empresas, trabalham para promover o autoconhecimento entre seus colaboradores.
O teatro pode ser uma ferramenta muito efetiva no processo de autoconhecimento. Através dele, ao observarem diferentes pessoas, os espectadores têm contato com a vasta diversidade existente no mundo. Assim, são encorajados a olharem para dentro e conhecerem a si mesmos.
Ao assistir à uma peça é possível ampliar sua compreensão de outras realidades vendo o mundo por outras perspectivas, o que promove a integração e estimula uma melhor comunicação entre indivíduos.
As artes cênicas também trazem à tona muitas questões presentes na sociedade que precisam ser mudadas. E, por meio de reflexões, podem fomentar questionamentos e incentivar mudanças no cotidiano dos espectadores.
Todos esses benefícios estão relacionados ao autoconhecimento trazido pelo teatro. Por isso, ele se tornou uma das principais ferramentas utilizadas pela Leoninna dentro de empresas parceiras.
Dessa forma, podemos afirmar que a arte é um poderoso agente de mudança na sociedade. Primeiramente, porém, é preciso que a mudança ocorra em nós – como indivíduos – para que, somente então, ela se alastre pelo mundo.